segunda-feira, 27 de abril de 2009

23 de Abril dia de São Jorge. É dia de festa!!!!!

São Luis, Ma, 23 de ABRIL 2009 - São Jorge, o Santo Guerreiro e padroeiro da nossa instituição.
Todo ano festejamos seu dia, com grandes homenagens dentre elas uma missa com rezadeiras conceituadas quando se trata do Santo Guerreiro, roda de capoeira, maculelê, dança do fogo e roda cultural tudo isso acompanhado de mesas de frutas muita comida e bebidas.Participaram do ato de fé, mestres de outros grupos,simpatizantes e devotos que aproveitam e comemoram na mesma festa. São Jorge — Padroeiro da Inglaterra, Portugal e da Catalunha, o santo é venerado desde o século V e seu culto chegou ao Brasil por meio dos portugueses. Em 1387, Dom João I já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi.

Conta a lenda, que Jorge era guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano no tempo do imperador Diocleciano. Convertido ao cristianismo, ele teria se recusado às perseguições ordenadas pelo imperador contra os cristãos. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303.

Os símbolos associados à sua figura, como o dragão, a espada e a capa, foram difundidas na Idade Média e estão relacionados às diversas lendas criadas a seu respeito e suas batalhas na carreira militar. Embora muitos ainda suspeitem da veracidade de sua história, a Igreja Católica reconhece a autenticidade do culto ao santo.