domingo, 6 de julho de 2008

À Assoc. Cultural de Capoeira São Jorge se despede de Grandes amigos: Nelson Brito e Mestre Felipe do Tambor de Crioula



O corpo do nosso renomado amigo que era ator, coreográfo dançador diretor e contribuinte assiduo da cultura maranhense, Nélson Brito, foi enterrado na tarde deste domingo (11/01/2009), no cemitério do Gavião,no centro. Mas sua alma permanece entre Assoc Cultural São Jorge. Nélson Brito faleceu no sábado (10/01/2009), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), no Hospital Aliança, em São Luís.

Nélson Brito era figura ilustre da cultura popular do Estado e foi um dos presidentes da Fundação Municipal de Cultura, durante parte dos governos de Jackson Lago e Tadeu Palácio. Atualmente, ele era diretor do Laborarte (Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão).

Nelson Brito era casado com a nossa grande amiga cantora e compositora, Rosa Reis, também integrante do Laborarte.

Desna de já a Assoc.Cutural de Capoeira São Jorge agradece:
Muito obrigado Nelson Brito se a cultura do Maranhão é rica voce tem uma grande parcela de contribuição, valeu por tudo.
Descanse em Paz.





O som frenético dos tambores: Tambor grande, meião, crivador. Afinados à beira da fogueira de repente, emprenhôu.

Grupos de tambor de crioula dão adeus a Mestre Felipe
Integrantes de diversos grupos de tambor de crioula participaram no dia 19/07/2008 em São Luís do velório do compositor, instrumentalista e percussionista Felipe Neres Figueiredo, mais conhecido como Mestre Felipe, que morreu aos 84 anos, sexta-feira à noite, vítima de parada cardíaca, no Hospital Universitário de Presidente Dutra.
O filho mais novo de Mestre Felipe, José Raimundo dos Anjos, de 43 anos, informou que seu pai faleceu às 20h30 de sexta-feira e, às 2 horas da madrugada de sábado, o corpo passou a ser velado na Rua São Jorge, na Vila Conceição (Coroadinho). O corpo foi transladado para cidade de São Vicente de Ferrer, e foi sepultado domingo dia 20/07/2008, na sua cidade natal.

Mestre Felipe, que nasceu no dia 6 de junho de 1924 em São Vicente de Férrer, era o presidente da Associa
ção Folclórica e Cultural Tambor de Crioula União de São Benedito, que reúne cerca de 35 integrantes. Em São Luís, firmou-se nas rodas de tambor como exímio tocador e organizou uma turma de coreiros, que é destaque nas festas populares e apresenta-se durante todo o ano em festas de pagamentos de promessa, festejos de São Benedito, São João e Carnaval.

Trabalhou com o Laborarte durante 20 anos (1979 a 1999), transmitindo para as novas gerações a arte de tocar tambor por meio de oficinas. Atualmente, era responsável pela formação de vários percussionistas de destaque na Ilha. Na noite do dia 25 de junho passado, Mestre Felipe recebeu do grupo carioca Afro Reggae o prêmio Orilaxé para cultura popular. A solenidade aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O prêmio foi um reconhecimento ao seu trabalho em defesa da consolidação e desenvolvimento da manifestação, tombada patrimônio imaterial do Brasil.

Em dezembro de 1996, Mestre Felipe e alguns coreiros da sua turma reuniram-se no quintal do Laborarte para gravar, ao vivo, várias toadas. Produzido pelo Laborarte, foi o primeiro CD do Maranhão a registrar toadas de tambor de crioula e foi lançado em julho de 1998.

Em 2002, Felipe gravou um novo CD com 11 composições de sua autoria. O CD faz parte da coletânea sobre tambor de crioula, que inclui um vídeo e dois outros CDs de tambor, gravados pelo mestre Leonardo e Seu Chico. Em março de 2008, lançou o seu terceiro CD, intitulado “Jandaia - Peixe do Fundo”. Casado com Raimunda do Carmo Pereira, Mestre Felipe deixa sete filhos.
Esse texto foi retirado do Site do Ministério da Cultura
E foi publicado por Marcelo Lucena/Comunicação Social
Categoria(s): Na Mídia
Tags: iphan, Tambor de Crioula

Mestre Felipe do tambor de criola é premiado no theatro municipal no Rio de Janeiro.O Grupo Cultural Afro Reggae, e o Prêmio Orilaxé chega à sua 9ª edição.O Prêmio Orilaxé foi criado em 2000, para a celebração dos sete anos de existência do Grupo Cultural Afro Reggae, o Orilaxé vem se consolidando como uma importante premiação por parte dos movimentos sociais. A cada ano, sempre acompanhando o evento comemorativo dos aniversários do grupo (cuja data oficial é 21 de janeiro), o Prêmio contemplou .Na linguagem dos povos iorubás, nossos ancestrais africanos, orilaxé quer dizer “a cabeça tem o poder de realização”. A cabeça não tem uma tarefa fácil pois muitas das vezes terá que estar preparada para lidar com situações de conflito, onde a ética e a criatividade deverão ter papéis fundamentais nas soluções a serem tomadas. Portanto, Orilaxé não é apenas uma premiação, é mais que isso. É o reconhecimento de que cada um de nós tem a responsabilidade e a possibilidade de mudar a realidade que nos cerca, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e do nosso planeta. o evento aconteceu no Theatro Municipal - Rio de Janeiro. E em primeira mão o blogger da associação cultural de capoeira São Jorge divulga o vencedor da categoria cultura popular, o maranhense Mestre Felipe tambor de criola.
Fonte: * Boa parte desse texto foi retirado do site do AfroReggae*


VIDEO DO CAPOEIRAGEM CUJA O PROFESSOR MESSIAS FREITAS DA ASSOC.CULTURAL DE CAPOEIRA SÃO JORGE FOI DIRETOR MUSICAL E ATUOU EM ALGUMAS CENAS,segundo ele esse trabalho é de extrema importância para divulgação da capoeira maranhense.

Nenhum comentário: